sexta-feira, 22 de julho de 2011

O pré-sal e suas alternativas

Por Martiniano Costa, Presidente da CUT-BA



A CUT, ao longo dos anos, tem defendido a Petrobras 100% estatal. A partir dessa premissa, fazemos a discussão com a Petrobras e com a sociedade sobre o modelo de exploração de petróleo no Brasil, os seus impactos para a economia do país e, consequentemente, para a população. Esta é uma riqueza da nação brasileira e deve servir prioritariamente ao combate da extrema pobreza. Lutamos pela criação de uma estrutura social, política e jurídica que garanta a destinação dos recursos obtidos através do petróleo existente na camada pré-sal, inclusive os royalties, para o povo brasileiro.
Quando ocorreu a descoberta das camadas do pré-sal, a CUT, os movimentos sociais, a FUP e os sindicatos de petroleiros de todo o Brasil tiveram a capacidade de construir um Projeto de Lei, oriundo da sociedade. Naquele momento, reivindicamos ao Congresso Nacional que os recursos oriundos do pré-sal fossem aplicados da forma que entendemos justa, com recursos que servem à toda a sociedade, destinados prioritariamente à Educação, Meio Ambiente, Saneamento Básico e Saúde. Dessa forma, minimiza-se a falta de investimento público nessas áreas.
Na luta pelos recursos do pré-sal para acabar com as injustiças sociais, a CUT irá pressionar a Câmara Federal a incluir no projeto que vai dar formato definitivo ao Plano Nacional de Educação, uma emenda que destine ao ensino público 50% de todas as verbas futuras que serão geridas pelo fundo social do pré-sal. O projeto já tramitou no Congresso no ano passado e foi à sanção do então presidente Lula, que o aprovou, mas no item que destina 50% das verbas do fundo social do pré-sal, vetou.
Outro ponto importante é que conseguimos aprovar a criação do Fundo Social Soberano, também oriundo das riquezas do pré-sal. Temos ainda o avanço do Regime de Partilha, com o qual a Petrobras participa dos lucros obtidos em todos os poços exploratórios do país, a partir de percentuais previamente estabelecidos e de acordo com seu interesse em cada unidade.
Também é preciso pontuar que a CUT apoiou a capitalização da Petrobras, a maior registrada na história mundial, que ultrapassou os R$ 120 bilhões (US$ 70 bilhões), em 2010. A iniciativa transformou a Petrobrás na segunda maior empresa do setor de petróleo do mundo, com o governo federal aumentando a sua participação na empresa de 40% para cerca de 48%, e cria as condições que permitirão o fortalecimento do caixa e o aumento do patrimônio líquido da estatal, elevando sua capacidade de investimento e preparando a empresa para ser a operadora única do pré-sal.
A criação da Petrosal é outro avanço no entendimento dos movimentos sociais, a partir da premissa de que a nova estatal terá a missão de negociar os interesses da empresa e do Brasil com empresas do setor privado que participam do bloco de exploração do pré-sal. Esse novo fundo social vai investir em três áreas: melhoria da educação, redução da pobreza e inovação cientifica e tecnológica.
Diante de toda a luta pelos recursos do pré-sal para o povo brasileiro, entendo que estamos saindo vitoriosos nesse processo, pois queremos o desenvolvimento da indústria de petróleo do Brasil a serviço da sociedade.

2 comentários:

  1. VAI ESTUDAR A PETROBRAS FOI PREJUDICADA PELO PRECO DO PETRO DOLAR PELA LAVA JATO E SERGIO MORO JUIZ CORRUPTO PAGADO PELA FBI PARA ACABAR COM O BRASIL E A PWCOOPER O QUE SERGIO MORO ESTA FAZENDO NOS EEUU ? SERGIO MORO UM BONECO DOS EEUU UTILIZADO PARA ATRAVES DA LAVA JATO (PROJETO MONTADO PELO FBI DOS EEUU)FAZER A PETROBRAS CAIR DE PRECO E TRANSFERIR A PRESAL DO SERRA A CHEVRON! QUANDO VCS DESPERTAREM SERA TARDE OS EUA JA ESTARAO NO POSESSO DA PRESAL E DE TODAS AS RIQUEZAS DO BRASIL E VCS ESTARAO EM UM PAIS SAQUEADO ECONOMICAMENTE IMPOTENTE PARA NEGOCIAR NUM CENARIO GLOBALIZADO E DOMINADO PELA DIVIDA E INTEREST RATE DA FEDERAL RESERVE DO DOLAR!ESCUTE TOMBINI NA SUA DESPEDIDA DO BANCO CENTRAL !

    ResponderExcluir
  2. ¡No podría haber cerrado mi primera casa sin el Sr. Pedro! pedro y su equipo hicieron todo lo posible por mí en esta transacción. manejó mi tiempo de respuesta muy ajustado con facilidad y siempre estuvo disponible para mí cuando tenía preguntas (y tenía muchas), incluso cuando estaba fuera de la oficina, ¡lo cual aprecio mucho! él y su equipo manejaron muchos problemas de última hora con el vendedor y trabajaron incansablemente para asegurarse de que pudiera cerrar antes de que expirara mi contrato de arrendamiento (y mi asistencia para el pago inicial). señor. pedro es un oficial de préstamos increíblemente bien informado, cortés y paciente. Revisé un par de ofertas de propiedades antes de mi compra final y Pedro estuvo allí para ayudar con cada una, a menudo coordinando con mi agente detrás de escena. Me sentí apoyada durante todo el proceso. gracias a pedro y los incansables esfuerzos de su equipo, ¡ahora soy un orgulloso propietario! Lo animo a que considere a Pedro y su compañía de préstamos para cualquier tipo de préstamo. # préstamo de automóvil # préstamo de vivienda # préstamo comercial # préstamo personal Sr. Pedro oferta de préstamo correo electrónico- pedroloanss@gmail.com. mensaje de whatsapp: +1 863 231 0632

    ResponderExcluir

 
tag.