quarta-feira, 15 de abril de 2009

Recursos para a exploração de petróleo


Tanto os entreguistas de ontem como os de hoje aparecem sempre com a mesma can-tilena: dizem que o Brasil não tem recursos próprios para pesquisa e produção de petróleo. Defendem que multinacionais possam explorar nosso petróleo.
Já no século passado ficou provado que este argumento não tem embasamento real. A partir de 1939, quando o Brasil se tornou produtor de petróleo, cada vez mais os créditos internacionais se abrem para o país, sem falar de empréstimos do próprio tesouro nacional, numa perspectiva de que as próprias reservas já existentes, ainda que muito pequenas, eram a garantia de retorno das aplicações. O que permitiu empréstimos para compras de sondas, de outros equipamentos e da instalação da primeira refinaria, em 1950, na Bahia, a qual acabou se pagando com sobra. Isso, num contexto em que a capacidade inicial de tal refinaria era de apenas 2.700 barris diários, com uma pequena reserva de petróleo.
Nesse processo, em que, desde 1950, a primeira refinaria opera com lucros e consegue ampliar sua capacidade de operação com a obtenção de empréstimos, surge a Petrobrás, em 1953, e, ao contrário do que afirmavam os entreguistas, em nenhum momento faltou crédito, jamais passando um ano sem lucros. Nunca lhe faltou recursos ao longo de sua existência para as diversas áreas de sua atividade, tendo desenvolvido novas tecnologias, permitindo que se tornasse o que é hoje.
Os entreguistas de hoje não são diferentes dos de ontem. Agora, alegam não ter o Brasil dinheiro para a exploração do pré-sal. A resposta a este tipo de afirmação é uma pergunta: quem vai negar crédito para um país que acaba de fazer a maior descoberta de petróleo nos últimos anos em todo o mundo? Ora, se o Brasil conseguiu importantes empréstimos quando a Petrobrás ainda nem existia, com uma reserva de petróleo muito pequena, imagine hoje, com uma reserva de petróleo de 14 bilhões de barris, e uma nova descoberta que pode passar de 100 bilhões de barris.
Os entreguistas de qualquer época não têm razão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
tag.