quarta-feira, 15 de abril de 2009

O Estado e a exploração de petróleo no Brasil



Durante o Império, até 1938, qualquer empresa, nacional ou estrangeira, podia explorar petróleo no Brasil. A partir daquele ano, até 1953, qualquer brasileiro disposto a esta atividade estava permitido a fazê-lo. Não pesquisava nem explorava petróleo porque não tinha recursos para isso. E os grupos estrangeiros durante tanto tempo em que pode-riam fazer investimentos na busca de petróleo não tiveram interesse, alegando sempre que o Brasil não tinha petróleo; na realidade, o que queriam era deixar as nossas reservas preservadas para um momento em que lhes conviessem explorá-las. Enquanto isso, o Brasil continuaria importando petróleo produzido por na Venezuela e outras regiões.
Efetivamente, só o Estado teve interesse em fazer pesquisa explorar o petróleo, principalmente a partir da segunda década do século passado, contratando geólogos e comprando sondas. Graças a investimentos do Estado, o país descobriu, em 1939, em Lobato, na Bahia, o primeiro poço de petróleo.
Depois de muitos gastos do Estado, não podendo mais dizer que o Brasil não tinha petróleo, empresas estrangeiras fizeram todos os tipos de pressão para se apoderarem dessa riqueza, com apoio dos governos dos Estados Unidos e da Inglaterra. Deram-se mal, porque, àquela altura, o sentimento patriótico de nosso povo crescia sem parar. Enfrentando multinacionais do petróleo, foi lançada em 1948 a histórica campanha O Petróleo é Nosso. Milhões de patriotas foram à ruas: setores militares, trabalhadores, estudantes, intelectuais, alguns partidos políticos etc. Uma luta cheia de heroísmo, enfrentando repressão e morte, com gente dando o seu próprio sangue para que o petróleo fosse do nosso país.
Veio a vitória em 1953. Os brasileiros derrotaram os grupos estrangeiros, Standard Oil e Shell, e os impérios que estavam por trás deles. Surgiu a Petrobrás. Uma das maiores empresas de petróleo do mundo. A primeira em exploração de petróleo em águas profundas. Orgulho nacional.

3 comentários:

  1. A CADA DIA QUE PASSA,
    AMO MAIS ESTE PAÍS!
    BRASIL!!!

    ResponderExcluir
  2. O ano de lançamento da campanha "O Petróleo é Nosso" está errado. No site oficial da Petrobrás está 1.946.

    ResponderExcluir

 
tag.