quarta-feira, 15 de abril de 2009

O petróleo vai acabar no mundo?


As reservas de petróleo comprovadas no planeta chegam a um total de 1,04 trilhão de barris, podendo haver mais 1 trilhão comprováveis.
Frente a este quadro, estudiosos afirmam que a humanidade não poderá contar com esta fonte de energia por muito tempo. Outros entendem que com o avanço da tecnologia, com a possibilidade de refino de petróleo pesado e o encontro de jazidas em regiões profundas dos mares, será possível contar com este recurso energético até o fim do século 21.
O certo é que não existirá petróleo para sempre. Este é um fato consumado. Assim, cada país deve cuidar de suas reservas, não as entregar a grupos econômicos, não as extrair sem critérios, de maneira irracional. Este é o caminho que o Brasil deve adotar, visto que se cair na loucura de extrair petróleo a torto e a direito, ou entregá-lo para multinacionais petrolíferas, ficará, sem esta riqueza estratégica para o futuro do nosso povo.
A exploração petrolífera no Brasil deve ser de exclusividade da Petrobrás, que já demonstrou capacidade para desempenhar este papel.

Um comentário:

  1. por que o petroleo nao pode ser mais barato no brasil ja que temos varias bacias de petroleo e refinamos

    ResponderExcluir

 
tag.